Livros

As Confissões de Dulce

Vencedor do 2º prémio do Concurso Literário "D. Sancho I"

As Confissões de Dulce

A História costuma relatar os feitos dos grandes reis e guerreiros, mas raramente se debruça sobre as dinâmicas das relações entre os intervenientes. Além disso, a importância da presença feminina é persistentemente negligenciada nos relatos históricos sobre a época que se seguiu à fundação de Portugal.

As Confissões de Dulce, uma narrativa curta que se presta a uma leitura pausada e descontraída, contrariam essa tendência, abordando em ficção literária o lado humano da rainha D. Dulce, a esposa de D. Sancho I, filho de Afonso Henriques e o segundo rei de Portugal.

A narrativa em primeira pessoa traz a “voz” de uma mulher manipuladora mas honesta nos seus afetos, uma mulher com visão aguda sobre os bajuladores que orbitam seu esposo e futuro rei de Portugal. Nas reflexões de Dulce há o histórico de intrigas familiares, a paspalhice do marido, o despotismo do sogro, o carinho e fidelidade concentrados na tristeza pela decrepitude de um animal querido. O conto é como um retrato da personagem presa na história.”
— (Maurem Kaina)

Obter este livro: